Petiscos, mordedores e mastigáveis são parte importante da rotina de muitos cães. No entanto, escolher produtos inadequados pode gerar problemas de saúde e até obesidade em pets. Para manter uma alimentação saudável para seu cãopanheiro, é preciso entender a função de cada item e analisar com cautela.
Além disso, uma embalagem chamativa nem sempre é sinônimo de bons ingredientes, por isso vamos te ajudar a entender melhor a diferença entre estes produtos e quais ferramentas você tem à disposição para identificar a melhor opção para seu aumigo.
Petiscos: recompensa e adestramento
Petiscos são usados para reforço positivo, principalmente no adestramento. Segundo a Instrução Normativa de 30/2009, alimento específico é um produto composto por ingredientes ou matérias-primas ou aditivos destinados exclusivamente à alimentação de animais de companhia com finalidade agrado, prêmio ou recompensa e que não se caracteriza como alimento completo, podendo possuir propriedades específicas. Mas precisam ser saudáveis e oferecidos com moderação. Boas opções são:
- Frango desidratado
Fígado bovino ou de frango - Snacks de batata-doce ou cenoura
Esses alimentos naturais que ajudam na digestão são melhores que petiscos ultraprocessados, que costumam conter corantes e conservantes.
Além disso, é preciso moderação ao oferecer ao seu pet. Sabemos que é, também, uma forma de carinho, mas que precisa ser feita com moderação para melhor saúde do seu peludo.
Alguns exemplos: biscoitos, molhos, bifinhos, filezinhos, caldos, entre outros.
É muito importante destacar que um excesso de petiscos pode resultar em um consumo de calorias além do recomendado para aquele animal. Por isso, deve-se limitar o consumo de alimentos específicos (petiscos) a 10% das calorias totais ingeridas no dia pelo animal, evitando assim um sobrepeso a médio-longo prazo.
Mordedores: saúde bucal em dia
Os mordedores são brinquedos resistentes desenvolvidos para que o cão mastigue, brinque e morda, além de ter função de limpar os dentes e aliviar o tédio, porém não são comestíveis.
Normalmente feitos de borracha, nylon, corda ou materiais atóxicos e duráveis. São produtos de mastigação feitos de ingredientes simples, sem adição de corantes, aromatizantes ou conservantes artificiais. Eles ajudam a desgastar os dentes, prevenir tártaro, fortalecer a mandíbula e oferecer enriquecimento ambiental.
Existem de nylon, borracha, couro e até ossos naturais. Prefira opções sem aromatizantes artificiais e escolha o tamanho adequado para o porte do cão.
Alguns exemplos são Kong, ossos de nylon, cordas de trançado grosso e outros formatos.
Mordedores duram mais do que os mastigáveis, porém ambos não são alimentos.
Mastigáveis: enriquecimento ambiental
Segundo o MAPA, os produtos mastigáveis são divididos em dois grandes grupos:
- Ossos e partes naturais desidratadas: geralmente partes de suínos e bovinos de valor nutricional desprezível, maioria das vezes não utilizadas para alimentação humana, acrescidos ou não de aditivos sensoriais, e cujo processo tecnológico envolve desidratação seguida ou não de defumação (ex.: ossos, vergalho, tendões ou orelhas cozidos/desidratados).
(“Partes naturais” se referem a órgãos, pedaços de órgãos, livre de conservantes ou substâncias químicas).
- À base de couro digerível: elaborados a partir do tratamento de matérias-primas de origem animal de valor nutricional desprezível, acrescidos a outras matérias-primas (de origem animal, mineral ou vegetal), ingredientes e aditivos ou combinação destes e cujo processo de fabricação envolve secagem e formatação, resultando em produtos rígidos ou flexíveis (ex.: mastigáveis à base de raspas e/ou aparas de peles bovinas).
Mastigáveis mantêm o cão entretido, reduzem a ansiedade, o estresse e ajudam a prevenir comportamentos destrutivos.
Assim como para os outros produtos em alimentação animal é obrigatório especificar na rotulagem dos produtos mastigáveis qual ingrediente de origem animal faz parte da composição básica, indicando a espécie animal.
Dicas para escolher bem:
- Prefira ingredientes únicos e naturais
- Ofereça sob supervisão para evitar engasgos
Os mais adequados são os naturais desidratados. Eles podem até assustar, mas são uma excelente alternativa natural para seu cão. Por isso, não estranhe ao encontrar traqueias, cascos, chifres, orelhas, línguas, patas de jacaré, tendão bovino, vergalho, entre outros. São produtos que normalmente seriam descartados por não serem consumidos por humanos, mas se tornam uma excelente alternativa para oferecer ao seu pet, ricos em nutrientes, além de se tornar um excelente passatempo. Ideal para aqueles momentos em que você não consegue dar a devida atenção ou precisa deixar seu cão sozinho.
O que observar no rótulo
Ficou curioso em conhecer mais sobre estes produtos? No app Noah Aprova estas categorias – petiscos, mordedores e mastigáveis – estão disponíveis, junto a outras, em um catálogo completo de produtos para pets.
E tal como na ração, verifique no rótulo:
- Origem da proteína
- Ausência de corantes artificiais
- Conservantes naturais
- Lista de ingredientes curta e clara
Isso garante que você está escolhendo a melhor opção natural para cães sensíveis.Parece complicado, mas o app Noah Aprova descomplica para você! O nosso time de especialistas criou um sistema de cores que sinaliza se o produto traz bons ingredientes. Além disso, o próprio Noah surge para dar seu pitaco, e aprovar ou não um alimento para seus amigos peludos. Além disso, o selo Noah Aprova garante um produto de altíssima qualidade.
Integrando snacks à dieta
Os petiscos devem representar no máximo 10% da ingestão calórica diária. Por isso deve haver controle sobre estas quantidades e não adianta reduzir a quantidade de ração ou alimento úmido (refeição principal dele), senão causará deficiências nutricionais em um futuro. E sempre consulte um profissional zootecnista ou veterinário nutricionista para fazer estes ajustes.
Todas essas categorias estão disponíveis no app Noah Aprova e você pode checar a avaliação que o nosso time de especialistas preparou, para entender se aquele produto é uma boa escolha para introduzir no dia a dia do seu peludo.
Como escolher com mais segurança
Um app que avalia petiscos, mordedores e mastigáveis, assim como outros alimentos, e ajuda a identificar quais produtos realmente são saudáveis e é o pioneiro no Brasil? Sim, existe e está a um clique de distância. Você descobre quais são as best dog food e quais snacks valem a pena incluir na rotina do seu cão. Experimente agora mesmo: baixe o app Noah Aprova e faça escolhas mais conscientes para seu pet.